Uma força-tarefa formada pela Polícia Civil e Vigilância Sanitária realizou, nesta terça-feira (21), uma operação de fiscalização em comércios de Água Boa e cidades vizinhas, após denúncias de que moradores passaram mal ao consumir bebidas alcoólicas. Uma das vítimas está internada em Goiânia (GO), sob suspeita de intoxicação por metanol.
Em nota , a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que está investigando esse caso suspeito de intoxicação e, segundo a pasta, o paciente recebeu atendimento inicial no município e, após solicitar alta, foi levado pela família para Goiânia, onde permanece internado e em tratamento.
"A SES informa que realiza o monitoramento do caso e as ações necessárias para a investigação. No momento, a Secretaria aguarda o resultado dos exames laboratoriais. A Secretaria orienta que quem ingerir bebida alcoólica de origem desconhecida e apresentar tontura, dor de cabeça, náusea ou alterações visuais deve procurar imediatamente uma unidade de saúde", diz trecho do comunicado.
Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início depois que a Vigilância Sanitária fez uma denúncia relatando que, nos dias 11 e 14 de outubro, diversas pessoas apresentaram reações adversas após ingerirem bebidas alcoólicas comercializadas na cidade. Diante da gravidade dos casos, a Delegacia de Água Boa iniciou diligências e localizou o estabelecimento de onde teria saído uma das bebidas suspeitas.
Nessa segunda-feira (20), um frasco do produto foi apreendido. No dia seguinte, durante a operação conjunta com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a Vigilância Sanitária, os agentes encontraram diversas garrafas com indícios de falsificação, que foram recolhidas para análise técnica.
De acordo com o delegado Bruno Gomes Borges, responsável pela investigação, as amostras foram enviadas à Politec, em Cuiabá, para verificar a composição do líquido. Segundo ele, ainda não há confirmação de presença de metanol, mas o resultado da perícia deve ser divulgado em até uma semana.
O gerente do comércio onde a bebida foi apreendida foi conduzido à delegacia para prestar depoimento. Durante a operação, produtos semelhantes também foram encontrados em outras cidades da região, o que ampliou o alcance da apuração.
A Polícia Civil continua ouvindo vítimas e analisando prontuários médicos para avançar na responsabilização dos envolvidos, enquanto aguarda o laudo pericial das bebidas apreendidas.
Comentários: