A Defensoria Pública de Mato Grosso abriu inscrições para o concurso que oferece 30 vagas para o cargo inicial de defensor público estadual, além de formação de cadastro de reserva. A publicação foi oficializada no Diário Oficial desta quarta-feira (10).
O salário inicial para o cargo é de R$ 35 mil. As inscrições abrem no dia 15 de dezembro e seguem até o dia 28 de janeiro de 2026, exclusivamente online.
De acordo com o Defensoria, os candidatos devem ter diploma de bacharel em Direito e comprovar, até a data da posse, pelo menos três anos de atividade jurídica. O processo seletivo será composto por prova objetiva, três provas escritas específicas, prova oral e avaliação de títulos.
O edital também estabelece regras de reserva de vagas. Serão destinados:
- 20% das vagas para candidatos negros (pretos e pardos) e quilombolas;
- 5% para indígenas;
- 2% para pessoas transgênero;
- 10% das vagas oferecidas serão reservadas a pessoas com deficiência, sendo 2% especificamente para candidatos com Síndrome de Down.
Segundo o DPE a abertura do concurso representa um passo importante para o aprimoramento da capacidade de atendimento, especialmente em regiões que necessitam de reforço no quadro de defensores.
Comentários: