Mato Grosso registrou 43.042 raios durante o último fim de semana, nos dias 24 e 25, segundo dados do Climatempo. A maior parte das descargas elétricas ocorreu no domingo (25), quando o volume aumentou de forma expressiva em relação ao dia anterior.
No sábado (24), foram registrados 2.713 raios em todo o estado. Já no domingo (25), o número aumentou para 40.329, o que representa um aumento de cerca de 4.493% de um dia para o outro, quase 15 vezes mais.
Ao g1 a meteorologista Josélia Pegorim, relatou que a incidência de raios nesta época do ano é muito comum em Mato Grosso.
"É quando temos dias quentes e úmidos e as nuvens cumulonimbus, que provocam os raios, se formando todos os dias, em muitas regiões do estado" , explicou a especialista.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a nuvem Cumulonimbus é considerada uma nuvem trovoada, em que o topo se apresenta em expansão horizontal e pode chegar em torno de 20 km de altura.
No mesmo domingo, uma empresária de Cuiabá foi atingida por uma descarga elétrica enquanto aguardava um ato de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília. A vítima foi identificada como Nathalia Queiroz, de 29 anos. Uma colega dela, Ludmilla Fernanda, de 20 anos, que estava junto no momento do incidente, também foi afetada.
Comentários: