Uma mulher de 24 anos foi diagnosticada com sarampo em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá. Este é o quinto caso confirmado da doença no município em 2025. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, exames de sorologia e biologia molecular atestaram o diagnóstico.
De acordo com a pasta, a paciente não tinha registro de vacinação contra o sarampo e teve contato recente com pessoas que estiveram em viagem. Ela foi orientada a cumprir isolamento durante o período de transmissão da doença.
A secretaria informou que ela não faz parte do núcleo familiar do chamado “paciente zero” - quando a pessoa é contaminada pelo primeiro caso registrado.
A Vigilância Epidemiológica do município disse que seguiu todos os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde, incluindo a comunicação com familiares da paciente e o rastreamento de contatos próximos.
Entre os casos confirmados no município, dois infectados também não tinham registros de vacina e realizaram uma viagem recente à Bolívia, onde tiveram contato com pessoas que estavam com sarampo.
Vacinação
No último sábado (18), o estado participou do “Dia D” de vacinação, com a aplicação de diversos imunizantes, incluindo a vacina contra o sarampo.
As doses recomendadas seguem a orientação do Ministério da Saúde:
- De 1 a 29 anos: duas doses da vacina;
- De 30 a 59 anos: uma dose;
- Acima de 60 anos: não é indicada a vacinação, exceto em casos específicos avaliados por profissionais de saúde.
Comentários: