Web Rádio Terra

Notícias/Eduçacão

MT abre consulta pública para transformar 66 escolas tradicionais em militares

Medida faz parte de um plano de expansão do programa, que hoje conta com 105 escolas no modelo cívico-militar.

MT abre consulta pública para transformar 66 escolas tradicionais em militares
G1 MT
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Uma consulta pública foi aberta pelo Governo de Mato Grosso para discutir a conversão de 66 escolas regulares em unidades com gestão cívico-militar, com audiências previstas para 24 e 25 de fevereiro nas próprias instituições. A iniciativa anunciada nesta segunda-feira (2) prevê a participação de servidores, estudantes e familiares na avaliação da proposta.

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) informou que a medida faz parte de um plano de expansão do programa, que hoje conta com 105 escolas no modelo cívico-militar no estado. A ideia é ampliar a gestão compartilhada para Cuiabá e outros 27 municípios, incluindo Cuiabá, Várzea GrandeColiderTangará da SerraJaciara e Alta Floresta.

A Seduc também divulgou que a meta é chegar a 205 unidades cívico-militares até o fim deste ano. Para isso, a secretaria planeja publicar novos editais de consulta pública até abril, contemplando outras 34 escolas.

Segundo o secretário Alan Porto, a consulta é uma forma de legitimar a mudança e garantir que a comunidade escolar participe do processo. Ele destacou que o modelo busca organizar o ambiente escolar e fortalecer o trabalho pedagógico, sem alterar o conteúdo das aulas.

A secretaria ressaltou que a conversão não modifica o currículo, já que o programa não está previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A gestão pedagógica permanece com diretores, coordenadores e professores civis, enquanto militares da reserva passam a atuar em funções administrativas e de disciplina, como controle de acesso, organização do pátio e atividades de civismo.

FONTE/CRÉDITOS: G1 MT
Comentários:

Veja também