Web Rádio Terra

Notícias/Eduçacão

Seduc leva Giro pelas Escolas a Matupá e fortalece parceria com 7 municípios da região

Nesta etapa, a programação contempla reuniões de trabalho em 12 escolas estaduais e municipais

Seduc leva Giro pelas Escolas a Matupá e fortalece parceria com 7 municípios da região
SECOM MT
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) iniciou a oitava etapa do programa “Giro pelas Escolas MT”, que chegou ao Polo Regional de Matupá, nessa quarta-feira (17.9) e seguirá até sexta-feira.

Nesta etapa, a programação contempla reuniões de trabalho com gestores escolares, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, professores e a comunidade estudantil. Além disso, estão programadas reuniões e visitas a 12 escolas estaduais e municipais de Matupá, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, também participa de momento cívico na Escola Estadual Cívico Militar Albert Einstein e da abertura do Projeto SAEB Altas Horas, na Escola Estadual União, em Matupá.

O secretário destacou que a equipe da Seduc vai ouvir demandas da educação e reforçar a parceria com os municípios por meio do Regime de Colaboração. “Questões como alfabetização, transporte escolar e o projeto Muxirum estão na pauta”, destacou Alan Porto.

Segundo ele, o projeto Giro pelas Escolas cria um espaço de diálogo e compartilhamento de experiências para enfrentar desafios comuns. “A parceria entre rede estadual e municipal é estratégica para otimizar recursos, ampliar resultados e fortalecer a qualidade do ensino”, afirmou.

De acordo com o secretário, a escuta ativa é uma das prioridades do Giro. Ao ouvir diretamente quem vive a rotina das salas de aula, a Seduc busca identificar obstáculos reais e construir soluções de forma conjunta, fortalecendo o sentimento de pertencimento dos educadores e garantindo que as políticas públicas sejam mais efetivas.

“Essa aproximação também contribui para o reconhecimento e valorização dos profissionais da educação, que passam a se sentir parte das decisões estratégicas”, completa ele.

A participação dos estudantes é outro ponto central do Giro pelas Escolas. Ao abrir espaço para que os alunos expressem suas necessidades, expectativas e ideias, a Seduc promove o protagonismo juvenil e coleta informações essenciais para ajustar projetos pedagógicos, melhorar a infraestrutura e criar estratégias de engajamento.

“Ouvir a comunidade escolar, de forma qualificada, é fundamental para garantir que os investimentos cheguem onde mais fazem diferença, no ensino e na aprendizagem, além do bem-estar dos estudantes e servidores da educação”, conclui Alan Porto.

O polo Regional de Matupá engloba os municípios de Guarantã do Norte, Marcelândia, Nova Guarita, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte. A DRE responde por 27 escolas estaduais, sendo 6 indígenas, 1 militar, 3 cívico-militares, 3 do campo e 14 unidades urbanas. Nos sete municípios da região, a rede estadual conta com quase 12 mil estudantes matriculados.

A ação prevê visitas às 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Mato Grosso em 2025, com o objetivo de alinhar estratégias do ano letivo, ouvir gestores, professores e coordenadores pedagógicos, além de discutir o Saeb 2025 (Sistema de Avaliação da Educação Básica).

Antes de Matupá, o Giro já passou por Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Rondonópolis, Confresa, Alta Floresta e Juína. As próximas etapas ocorrerão em Sinop, Diamantino, Primavera do Leste, Cáceres e na Direção Metropolitana de Educação, em Cuiabá.

 

FONTE/CRÉDITOS: SECOM MT
Comentários:

Veja também