Web Rádio Terra

Notícias/Policial

Terceiro garimpo ilegal é fechado em menos de uma semana em MT

Durante a ação, um homem, identificado como filho do dono da propriedade, foi preso e duas escavadeiras e duas motobombas foram apreendidas.

Terceiro garimpo ilegal é fechado em menos de uma semana em MT
G1 MT
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Um garimpo ilegal foi fechado pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), em uma zona rural de Matupá, a 696 km de Cuiabá, nessa sexta-feira (25). Durante a ação, um homem, identificado como filho do dono da propriedade, foi preso e duas escavadeiras e duas motobombas foram apreendidas.

Os policiais foram até a área rural, onde havia indicação de um possível desmatamento irregular. No local, eles identificaram a instalação de maquinário para extração mineral.

Segundo a polícia, o filho do proprietário relatou que o empreendimento estava inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e possuía licença de operação. No entanto, admitiu que operava fora da área autorizada, em desacordo com a legislação ambiental vigente.

A ação contou com apoio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e o material apreendido foi encaminhado à Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo.

 

Outros garimpos ilegais

Este é o terceiro garimpo ilegal fechado em menos de uma semana, no estado. Na terça-feira (22), um garimpo foi desativado na zona rural de Novo Mundo, a 791 km de Cuiabá. Segundo a PM, a área não possui CAR e apresentava sinais claros de atividade garimpeira irregular.

Durante a fiscalização, foram encontrados diversos equipamentos utilizados na mineração ilegal, como motobombas, sistema de dragagem e galões de combustível.

No dia seguinte, o batalhão ambiental da Polícia Militar apreendeu quatro motobombas, um trator esteira e um tanque de combustível, que eram usados para extração ilegal de minérios, em Terra Nova do Norte, a 648 km da capital.

No local, as equipes constataram a exploração mineral sem as licenças necessárias, caracterizando infrações administrativas ambientais relacionadas a atividades potencialmente poluidoras.

 

FONTE/CRÉDITOS: G1 MT
Comentários:

Veja também