Web Rádio Terra

Colunas/Opinião

A próxima copa do mundo, será a copa da renovação

A Copa do Mundo é uma competição organizada pela Federação Internacional de Futebol e surgiu em 1930.

A próxima copa do mundo, será a copa da renovação
Pixabay / pixabay.com/images/id-1866738
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Conselho da Fifa aprovou o novo formato de disputa da Copa do Mundo de 2026, que será co-sediada por Canadá, Estados Unidos e México. Na primeira fase, serão 12 grupos com quatro equipes em cada, totalizando 48 seleções. O novo Mundial ainda terá 104 jogos.

Com o novo formato, avançam para a fase final os dois primeiros de cada grupo e ainda os oito melhores terceiros colocados, que disputarão uma fase de fase de 32-avos de final.

Desta forma, todas as 48 seleções participantes jogarão no mínimo três partidas, proporcionando um tempo de descanso equilibrado entre todas.

A decisão do Mundial de 2026 acontecerá no dia 19 de julho. A partir do dia 25 de maio os clubes serão obrigados a liberar os jogadores convocados por suas seleções para a disputa, podendo ser estendido até o dia 30 de maio, mas somente para algumas exceções, mediante aprovação da Fifa.

Outro ponto importante para a próxima Copa do Mundo está no número de jogos para ser campeão. A seleção que chegar à final fará oito jogos se o atual formato for aprovado. Antes, as equipes realizavam sete. Três na fase de grupos, oitavas, quartas, semifinal e final.

O Mundial do Qatar, disputado em 2022, foi o último com 32 times. O formato era o utilizado desde a edição de 1998, realizada na França e conquistada pela seleção-sede.

A entidade máxima do futebol mundial também anunciou o cronograma para as Datas Fifa de 2025 a 2030. Serão quatro datas reservadas no calendário por ano (março, junho, final de setembro/início de outubro e novembro) para as seleções disputarem amistosos ou eliminatórias.

Somente na terceira Data Fifa (final de setembro/início de outubro) o número de dias e jogos será maior: quatro partidas em 16 dias. Nos demais, serão dois compromissos em nove dias.

FONTE/CRÉDITOS: MARKETING - WEB RÁDIO TERRA
Comentários:

Veja também